Keblinger

Keblinger

Projeto Costurando Sonhos - Vila Acaba Mundo

sexta-feira, 31 de maio de 2013
0 comentários
A Vila Acaba Mundo está localizada entre os bairros Sion, Anchieta, Mangabeiras e Belvedere e conta com uma população residente em torno de 1200 pessoas. Sua existência vem desde a década de 40 e seu surgimento está associado à implantação da Mineradora Lagoa Seca, que explora o subsolo de um terreno vizinho à vila até hoje.
A Escola de Design, por meio dos professores Heloísa Santos e Lúcio Magalhães desenvolveu um projeto junto a um grupo de moradores com o objetivo de capacitá-los para a criação e produção de itens diversos - sacolas, aventais, tapetes, bolsas e pastas com materiais reciclados tais como lonas plásticas de outdoors e banners, sacos de trigo, mostruários de tecidos, materiais sintéticos e couros, que são reaproveitados e customizados.
EM parceria com a FEMAM (Fórum de Entidades do Entorno da Área de Influência da Mineração do Acaba Mundo) uma entidade que promove discussões e planejamento de ações sobre preservação ambiental e melhoria da qualidade de vida dos moradores da Vila Acaba Mundo, o projeto também recebe o apoio da AMAS – Associação Municipal de Assistência Social que tem tentado obter a matéria prima para os produtos junto a empresas de Belo Horizonte.
Participam do projeto três moradoras da vila: Maria da Ajuda Brito da Silva, Guiomar Vieira Pinheiro e Marly Vieira Pinheiro com eventual participação de vários outros moradores.

Projeto realizado em 2010.
 



 





Artesãs Dª Maria da Ajuda Brito da Silva e Dª Guiomar Vieira Pinheiro, com os professores Lucio Carlos Magalhães Teixeira e Heloísa Santos
Maria Edwiges Fares Leite (Presidente do FEMAM), as artesãs Dª Maria da Ajuda Brito da Silva, Dª Guiomar Vieira Pinheiroe a professora Heloísa Santos.








Dª Maria da Ajuda Brito da Silva executando acabamento em bolsa na maquina reta
As artesãs, Dª Maria da Ajuda Brito da Silva e Dª Guiomar Vieira Pinheiro, felizes com os resultados alcançados com as primeiras peças.








Bolsa confeccionada em banner de outdoor.
Bolsas acabadas em material de banner de outdoor
Mais informações »
 

Seguidores

Copyright © Programa Minas Raízes All Rights Reserved • Design by Dzignine
best suvaudi suvinfiniti suv