Keblinger

Keblinger

Cidades Participantes

Mais informações »
Programa 2012

JANAÚBA
Janaúba, nome de origem indígena, significa planta leitosa, também conhecida como Algodão de Seda, vegetal da família das apocináceas, dicotiledônia, monopétala, abundante na região.

Os primeiros habitantes, um povo cafuzo ou caboré, mescla de índios tapuias e quilombos, de negros que fugindo do cativeiro se estabeleceram no Vale do Gorutuba, tornando-se conhecidos como Gorutubanos.













SÃO JOAQUIM DE BICAS
A ocupação e o povoamento de Minas Gerais, só aconteceram a partir da descoberta do ouro, no final do século XVIII. Até esta época, algumas expedições Bandeirantes percorreram o território procurando ouro e pedras preciosas. Foram os Bandeirantes que fundaram os primeiros povoados em Minas Gerais. Eles seguiam os cursos dos rios, abrindo e procurando o ouro de aluvião.
Foi seguindo o curso do Rio Paraopeba que aqui chegaram os Bandeirantes, como Manuel Borba Gato e Francisco Duarte Meireles. As terras próximas ao Rio Paraopeba eram férteis e próprias para a prática agrícola e a criação de gado. Assim, iniciou-se o povoamento da região


Programa 2011

IGARAPÉ

Conforme a carta de Sesmaria de Francisco Duarte de Meirelles, há indicações de que os primeiros habitantes de onde hoje se encontra Igarapé, foram membros da Bandeira de Fernão Dias. Sua ocupação deu-se inicialmente ao garimpo de ouro no distrito de São Joaquim de Bicas e posteriormente a região passou a ter predominância da atividade agropecuária.

Igarapé pertenceu ao município de Pará de Minas até 1938, quando foi transferido à cidade de Matheus Leme. E em 1958 adisputa pela emancipação de Igarapé iniciou-se, semente cinco anos depois o município foi formado.

Localizada a 35km de Belo Horizonte, a cidade é conhecida pelas suas festas religiosas, principalmente a de Santo Antônio, padroeiro da cidade, que dura do dia primeiro ao dia treze de junho. Além de atrair turistas pelas festas, Igarapé abriga muitas áreas propícias ao eco turismo, entre elas a Serra da Pedra Grande é a mais atrativa, com boas instalações turísticas ao seu redor e muitos guias disponíveis, e se tornou um dos motores da economia local.




JEQUITIBÁ

Jequitibá surgiu na rota dos bandeirantes por volta de 1670, sendo este um dos 10 primeiros municípios mineiros fundados nesta época por Borba Gato. A cidade pertencia ao município de Sabará, porém em 1869 foi incorporada ao município de Sete Lagoas. Somente em 1948 teve sua emancipação e passou a ser um município composto por 21 povoados e um distrito (Dr. Campolina – antigo quilombo da região).

Localizada na região central da Zona Metalúrgica de Minas Gerais seu nome faz menção à árvore Jequitibá. Esta pertence à mata atlântica predominante na região em que a cidade se encontra.

Considerada a capital mineira do folclore Jequitibá contém diversos grupos folclóricos ricos em potencial cultural. Entre os atrativos da cidade encontram-se as festas religiosas e as trilhas que percorrem os vários povoados e comunidades.

O município se destaca nas atividades de agropecuária e hortifrutigranjeiros. Sua gastronomia é reconhecida pela comunidade mineira e têm como produto de exportação a cachaça (sendo a Isaura a primeira a conseguir o selo para exportação).




LAGOA SANTA

O município de Lagoa Santa surgiu em 1938 a partir de um desmembramento de Santa Luzia. Essa pequena cidade, com 280 quilômetros quadrados de área, possui um grande acervo arqueológico e paleontológico, cujas descobertas foram iniciadas pelo naturalista e botânico Peter Wilhelm Lund, por volta de 1835.

Entre os pontos turísticos destacam-se: o Morro do Cruzeiro, ponto mais alto da cidade, o bairro Lundicéia, onde Peter Lund morou, as Lagoas da região e a Gruta da Lapinha. Sendo os dois últimos os mais visitados na cidade, as Lagoas devido ao mito curativo e a Gruta à beleza de seus salões.

Integrando a Região Metropolitana de Belo Horizonte,o município é sede do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, do Parque do Material Aeronáutico, além da reserva ecológica Parque do Sumidouro. Lagoa Santa se tornou acervo turístico-cultural, graças à Gruta da Lapinha.


Mais informações »
 

Seguidores

Copyright © Programa Minas Raízes All Rights Reserved • Design by Dzignine
best suvaudi suvinfiniti suv