Keblinger

Keblinger

Núcleo de Design e Responsabilidade Social

Mais informações »
Um dos maiores desafios que tem sido colocado às universidades atualmente é a formação acadêmica voltada não somente para a excelência técnica, mas também para a formação de profissionais cidadãos, conscientes, dispostos a refletir em suas atividades pessoais e profissionais valores que visem à construção de uma economia mundial capaz de reduzir as desigualdades sócio-econômicas e viabilizar o desenvolvimento sustentável.

Repensar o desenvolvimento para humanizá-lo, favorecer o diálogo, a integração e a combinação permanente entre os processos técnicos/econômicos e as idéias de ética, solidariedade e responsabilidade fazem parte dos ideais de Responsabilidade Social Universitária (MORIN, 2000). Esta responsabilidade, portanto, se traduz na forma como uma instituição conduz suas atividades de maneira que se torne co-responsável pelo desenvolvimento da sociedade.

A Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG acredita no ensino, na pesquisa e na extensão como instrumentos eficazes de desenvolvimento regional. Entre outras ações que fomentam esses pilares, a Escola de Design, através da Coordenação de Extensão, criou o Núcleo de Design e Responsabilidade Social - NDRES. O NDRES, coordenado pela Profª. M.Sc. Maria Flávia Vanucci de Moraes, tem como objetivo intensificar a promoção de ações, programas e projetos, que envolvam soluções inovadoras para elevação da qualidade de vida e redução das desigualdades sociais, através do design.

O Programa Minas Raízes é uma dos principais projetos que acontecem no NDRES em 2011.

MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma , reformar o pensamento. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2000.
Mais informações »
 

Seguidores

Copyright © Programa Minas Raízes All Rights Reserved • Design by Dzignine
best suvaudi suvinfiniti suv